2 de setembro de 2013

Namorados Para Sempre (Derek Cianfrance, 2010)


Antes de mais nada, Derek Cianfrance merece aplausos por não usar os dois atores bonitinhos e da moda para mais um desfile de caras e bocas e emoções pré-programadas, dentro de um roteiro com final feliz que force todos aqueles conceitos velhos de romance. Enfim...

Fica claro desde o princípio que diretor e atores colocaram muito de suas próprias emoções e experiências na criação deste filme, e é a percepção dessa entrega que realmente toca o espectador, mais do que roteiro ou narrativa, já que uma parte considerável do que se vê na tela é fruto de improviso. Desfecho à parte, o filme parece mostrar um relacionamento fadado ao fracasso desde o começo, com o casal dando sinais de frieza e distância, desgastados pelo tempo mas unidos pela filha. Já sabendo dessas pistas desde o início, o espectador passa a lamentar pelo triste rumo que o relacionamento tomou à medida em que se encanta pela forma como o casal se apaixona aos poucos, graças a uma alternância bem-sucedida entre passado e presente. Essa alternância entre fases com sentimentos aparentemente opostos leva a uma ascensão dramática conflitante, mas talvez por isso ela seja tão emocionante e interessante, mostrando o potencial ambíguo e perigoso que existe em cada relacionamento. Mas essa polarização de sentimentos às vezes joga contra a própria narrativa, já que todo o desenrolar dramático precisa ser bem construído ou ter boas bases para que se chegue ao final em sintonia com o feeling do filme (não que este seja um filme de estrutura muito rígida ou megalomaníaca como Magnólia de Paul Thomas Anderson). A exposição das ideias dos personagens principais sobre o amor, já antes deles se conhecerem, por exemplo, reflete tristemente nos eventos futuros mas não deixa de soar um pouco repetitiva ou desnecessária depois de um tempo. No geral, o segmento do passado parece ter uma amplitude maior de sentimentos e fases, sendo mais “completo em si mesmo”, por assim dizer, enquanto o segmento do presente é desprovido de momentos de ternura e acaba revelando aos poucos o tamanho da crise do casal. Mas faltam mais detalhes ou cenas que deem mais razões para o desgaste do relacionamento além da cena do motel, já que há muitas pequenas feridas que vão se acumulando num caso desses e que poderiam ser exploradas. Não vou ser radical em dizer que este é um filme de dois terços, mas vê-se que a morte da cadela e o encontro com Bobby Ontario são só o estopim de um casamento que já tinha seus desgastes.

E finalmente aparece um diretor que filme cenas de sexo com honestidade, e use elas pra tentar mostrar alguma coisa que acrescente mais aos personagens que simplesmente “agora eles estão transando”. Na primeira, entre Bobby e Cindy, Bobby a penetra por trás, sem fazer contato visual, e acaba “esquecendo” de tirar o pau antes de gozar, mostrando sua total falta de consideração com Cindy e que seu gostar não ia muito além de possuir uma mulher atraente. Na segunda, entre Cindy e Dean, ele nem espere que qualquer um dos dois tire a roupa e começa a fazer sexo oral nela, como se garantir o prazer de Cindy fosse a prioridade principal (ou única) naquele momento. Na terceira, ela está nua no chuveiro, em situação vulnerável, e a primeira coisa que ele faz é novamente partir para o sexo oral, o que ela rejeita. Depois, ela propõe que ele a penetre como se ela estivesse emocionalmente ausente, mostrando a mesma falta de consideração de Bobby Ontario (nesta cena o sexo é mostrado para refletir a relação de forma mais óbvia que nas outras, mas ela acaba funcionando bem por não ser usada como alusão explícita e pela própria carga emocional da situação e das interpretações).


As cenas do passado, rodadas em filme Super 16 (as presentes são filmadas digitalmente, aparentemente), muitas vezes tem sua ação registrada com câmera na mão (e balançando) e iluminações ou composições mais “naturais”, o que passa uma ideia de espontaneidade e jovialidade, mas também de instabilidade. Essa câmera na mão que segue os personagens também acaba valorizando as interpretações e os improvisos em alguns momentos, principalmente quando as tomadas se prolongam por alguns minutos. Nas cenas do presente, o visual é mais fechado e rígido, com cores mais fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário